Buscar
  • Jhonatan Carneiro

O que aconteceu com o iFood não pode acontecer com a sua empresa



Aplicativos de delivery de comida como o iFood e o aiqfome se tornaram uma presença constante no dia-a-dia dos brasileiros. Afinal, ninguém pode negar que a praticidade oferecida por esse tipo de serviço tem sido muito benéfica para as pessoas - principalmente durante a época da pandemia.


Contudo, na última terça-feira, dia 2 de novembro, o aplicativo iFood foi hackeado!


Diversos estabelecimentos, em diferentes cidades do Brasil, tiveram os seus nomes alterados dentro do aplicativo, e passaram a mostrar mensagens adultas, políticas e anti-vacina para seus clientes. Além de todo o prejuízo causado a esses estabelecimentos, esse ataque nos levanta uma questão muito importante:


Como fica a segurança dos nossos dados em uma situação como essa?



Aplicativos como o iFood armazenam diversas informações de seus clientes e usuários. Nomes, endereços e dados bancários são apenas alguns dos mais importantes dados que ficam cadastrados em seu banco de dados.


Imagine só todo o transtorno e dor de cabeça que aconteceria caso essas informações vazassem?


No momento em que esse artigo está sendo escrito, não sabemos ainda muitos detalhes a respeito do ataque. A própria empresa iFood comentou em suas redes sociais que o ataque teria acontecido por meio de uma prestadora de serviços, e garantiu que informações cruciais (como dados bancários) ficam armazenados apenas nos aparelhos dos usuários.


Mas será que nossos dados estão realmente seguros?



No ramo de Portaria Remotas, os Afiliados da ONE também precisam lidar com informações bastante cruciais. Os dados dos condomínios ou empresas (além de todas as informações sobre cada um dos moradores, visitantes e veículos), precisam ser armazenados de uma maneira segura.


É pensando nesse tipo de situação que a ONE desenvolve nossas tecnologias utilizando o que há de mais moderno em criptografia e segurança de dados. Para garantir a segurança dos nosso Afiliados e dos usuários de nossos sistemas e aplicativos, nós empregamos no Córtex e o QR Token o mesmo tipo de criptografia que é utilizada em bancos.


Assim, absolutamente NINGUÉM é capaz de hackear nossos sistemas.


Isso é segurança e tecnologia que a ONE oferece a todos os nossos Afiliados. Simples assim.



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

#ACONTECEU