Buscar
  • Jhonatan Carneiro

Parece ficção científica, mas é tecnologia ONE



Durante muito tempo, livros e filmes de ficção científica foram um terreno fértil para o aparecimento de diversas tecnologias futurísticas. Viagens interplanetárias, teletransporte, robôs sencientes... Nada é impossível para a ficção científica, pois ela nos permite imaginar avanços e tecnologias que podem parecer ser impossíveis de se tornar realidade.


Mas será que todas as tecnologias da ficção científica são tão impossíveis assim?


Na verdade, não. Muito pelo contrário! Hoje em dia, nós utilizamos algumas tecnologias que eram inimagináveis no passado. Ou, melhor, tecnologias que pareciam coisa de ficção científica.


Aqui, separamos uma lista de algumas filmes de ficção científica que "previram" tecnologias que utilizamos todos os dias:



1. Smartphones em "Star Treck" (1960)

Hoje em dia, a gente não vive mais sem os nossos celulares, não é mesmo? Porém, essa é uma tecnologia relativamente recente, que foi imaginada durante muito tempo por obras de ficção científica.


Na série Star Treck, de 1960, vemos uma das primeiras aparições dessa ideia: um dispositivo portátil com múltiplas funcionalidades. É claro que hoje em dia nossos Smartphones fazem muito mais do que apenas ligações. É por meio deles, inclusive, que podemos acessar todas as facilidades do QR Token.



2. Sistemas de monitoramento em "1984" (1949)

Considerado um dos maiores clássicos da literatura, o livro 1984 de George Orwell trazia uma crítica ácida a respeito do futuro de nossa sociedade. Publicado em 1949, o livro também trazia um vislumbre sobre diversas tecnologias que estariam por vir.


Dentre as tecnologias encontradas originalmente em 1984, podemos destacar a presença de sistemas de monitoramento. Se no livro esses sistemas eram utilizados como forma de controle, hoje em dia eles são capazes de nos oferecer muita segurança e tranquilidade.



3. Biometria em "2001: Uma Odisséia no Espaço" (1968)

Com efeitos especiais impressionantes para a época, o filme 2001: Uma Odisséia no Espaço foi um verdadeiro marco para o cinema. Além de sua trama envolvente, o filme também apresentava tecnologias inacreditáveis para o ano de 1968.


Além de mostrar um tipo de "tablet" muito parecido com o que utilizamos hoje, 2001 também foi um dos primeiros filmes a apresentar algum tipo de acesso por biometria. Hoje em dia, esse tipo de tecnologia pode ser utilizada para garantir acesso fácil e seguro a diversos ambientes, como é o caso do Case Integrado da ONE.



4. Criptografia em "O Jogo da Imitação" (2014)

Por mais que O Jogo da Imitação seja o exemplo de filme mais recente dessa lista, ele adapta acontecimentos que se passaram no ano de 1939. O ponto central da trama envolve o matemático Alan Turing, em sua tentativa de quebrar códigos secretos durante a Segunda Guerra Mundial.


Em termos de tecnologia, o filme nos mostra os primórdios da criptografia computadorizada. Se em 1939, um supercomputador era necessário para a criação de códigos seguros e "inquebráveis", hoje em dia nós temos acesso à esse tipo de tecnologia na palma da nossa mão, inclusive em formato de QR code.



5. Atendimento remoto em "De Volta para o Futuro" (1985)

O filme De Volta para o Futuro é muito marcante, não só por seu humor contagiante, mas também por ter apresentado uma visão de futuro bastante completa, mesmo que um tanto quanto inusitada (afinal, até agora nós não temos acesso a skates voadores).


Dentre as várias tecnologias "do futuro" encontradas no filme, podemos destacar a presença de atendimento remoto em diferentes tipos de estabelecimentos. Essa não é apenas uma tendência atual, como alguns mercados utilizam essa possibilidade para trazer mais segurança, economia e facilidade aos trabalhadores e clientes, como é o caso da Portaria Remota.

____________________________________________________________________________________________________


Essas são apenas algumas das VÁRIAS tecnologias que apareceram primeiro na ficção científica, para só depois virar realidade no nosso dia-a-dia. Caso queira ficar sempre por dentro do que há de mais moderno em tecnologia de segurança e Portaria Remota, continue acompanhando a ONE em nossas redes sociais, ou visite esse link.

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo